Por: Antonio Cruz/Agência Brasil  Por: Redação BNews

Levantamento do Congresso em Foco, do Uol, revelou que a bancada evangélica mantém um apoio fiel ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, votando 89% das vezes a favor do seu governo. A taxa de governismo dos outros deputados é de 76%.

Entre os baianos, quem se destaca pela fidelidade aos interesses do Palácio do Planalto, surpreendentemente, é a deputada federal Dayane Pimentel (PSL), que rompeu com o presidente e se tornou um desafeto da família Bolsonaro. Em 97% das 347 votações nominais que foram consideradas, a parlamentar votou em prol do Governo Federal.

Deputado do PL, Abílio Santana, que pertence à Igreja Adventista e em 89% das ocasiões votou com o governo. Logo atrás, o republicano Márcio Marinho, pastor e apresentador, com 87% de governabilidade. Em seguida, Charles Fernandes, do PSD, com 81%.

Além da filiação religiosa, a pesquisa considerou como membros da “bancada evangélica” aqueles que compartilham de valores ditos de “defesa da família”, incluindo propostas legislativas que restrigem direitos reclamados por movimentos de mulheres, negros, indígenas e LGBTI+, entre outros.

Membro do PDT, partido de oposição a Bolsonaro, Alex Santana votou 57% das vezes junto com o governo.

Candidato a prefeito em Salvador da base de Rui Costa (PT), o Pastor Sargento Isidório (Avante), apesar da semelhança de perfil, tenta se descolar da imagem de Jair Bolsonaro. Essa dubiedade se reflete nas votações, já que em metade delas (50%) votou contra os interesses do presidente.