Foto: Izinaldo Barreto

A Defesa Civil está atenta para as solicitações, através do 156, em decorrência das chuvas intensas em Feira de Santana. É que o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) divulgou um aviso de atenção para o município e outras diversas cidades da Bahia neste sábado, 10.

O comunicado diz que ocorrerão chuvas de intensidade moderada a forte, por vezes chuva fraca e de forma contínua, devendo gerar acúmulos expressivos em alguns pontos nas próximas 72h, o que apresenta risco moderado.

A previsão para este sábado, segundo a Seagri do Estado (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia), é um acumulado de 29mm – acima de 25 mm é necessário ficar em alerta.

A orientação, em casos de alagamento nas residências, é sair do imóvel retirando apenas documentos essenciais (caso haja oportunidade) e se abrigar em um local seguro.

Nos casos em que o veículo está em uma área de alagamento, os motoristas devem evitar seguir o trajeto das enchentes. Se o automóvel estiver inundando, a orientação é abandonar o veículo.

Vale ressaltar que as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores por conta do risco de descargas elétricas; não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda e evitar utilizar aparelhos ligados à tomada – quando há alagamentos.

Equipes da Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA) também estão atuando em diversos pontos da cidade, realizando intervenções em áreas de drenagem pluvial.