Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O governador do Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste, Wellington Dias (PT), anunciou que o Brasil vai receber via Organização Mundial de Saúde (OMS) 4.048 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, ainda no mês de junho.

De acordo com Dias, que também é coordenador da temática de vacina e enfrentamento à COVID-19 no Fórum Nacional de Governadores, os imunizantes devem começar ao país a partir do próximo dia 16.

A meta do Fórum dos Governadores é que mais 100 milhões de doses novas e de variadas vacinas cheguem até setembro, para que o Brasil alcance mais de 60% da população com mais de 16 anos vacinada e saia do grupo dos países de alto risco para a Covid-19.

As primeiras doses da vacina da Janssen contra a covid-19, doença causada pelo coronavírus, estão previstas para chegar ao Brasil nesta quinta-feira (10). A data foi confirmada pelo jornalista Kenzô Machida, da CNN Brasil.

Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde, já havia afirmado que o governo iria antecipar com a farmacêutica Janssen a entrega de 3 milhões de doses para junho.

O Brasil tem um acordo firmado com a Janssen para a entrega de 38 milhões de doses do imunizante de dose única.