Anderson Ramos Foto: reprodução/Instagram

José Raimundo, ex-repórter da Rede Bahia, filiada da Globo no estado, reapareceu nesta quinta-feira em uma campanha contra as fake news, promovida pelo Governo do Estado. O jornalista baiano foi desligado da emissora em janeiro, depois de 31 anos na empresa.

Na peça, o veterano alerta para o risco das notícias falsas e lembra que o Governo, dispõem de uma ferramenta para denunciar esse tipo de mensagem. “Para enganar você eles manipulam fotos, fazem textos impactantes e usam robôs virtuais para espalhar mentiras. O Governo do Estado tem um site oficial para te ajudar a pesquisar melhor. Com fake news é assim: ou você derruba ou você cai”, discursa.

Com 65 anos, José Raimundo ficou conhecido nacionalmente pelas reportagens no Globo Repórter, onde na maioria das vezes mostrava histórias surpreendentes do Nordeste. “Sou sertanejo e me identifico muito com essa região. Desculpem a falta de modéstia, mas conheço o Vale do Rio São Francisco quase como a palma da minha mão. A área territorial da Bahia é do tamanho da França. É um caldeirão de pautas que nos ajuda muito a descobrir e contar boas histórias”, disse em entrevista para o Uol no início do ano.

Em março, o jornalista revelou em suas redes sociais que havia sido infectado pelo novo coronavírus e passou quase um mês isolado em casa com a esposa, Marcia Machado.