Foto: Jorge Magalhães

O prefeito Colbert Martins decretou luto oficial de um dia pela morte do último ex-combatente de Feira na 2ª Guerra Mundial, o poeta, jornalista Antônio Moreira, mais conhecido como Antônio Lajedinho. Ele estava com 95 anos e serviu à Marinha do Brasil, sendo inclusive condecorado.

“Foi um homem muito respeitado, não apenas como ex-combatente, mas também como jornalista em O Mundo e O Careta, além de redator da revista Vigilante. Tinha as qualidades de um lutador, de um intelectual. Merece ser memorizado na história de Feira de Santana”, afirmou o prefeito.

Antônio Moreira Ferreira participou de quatorze antologias e publicou nove livros, dois deles de poemas. Nasceu em Feira de Santana no ano de 1925, filho de Francisco Ferreira da Silva e Zilda Moreira Ferreira.

Cursou o primário na Escola Normal Rural. Em Barra do Mendes recebeu o Título de Cidadão Barramendense e do Exército Brasileiro o Diploma de Amigo do 35 BI, além das comendas Maria Quitéria, Godofredo Filho pela Câmara Municipal de Feira de Santana, e Honraria no grau de Oficial da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana.

Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, Instituto Internacional da Poesia, União Brasileira de Escritores e da Academia Feirense de Letras.