Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Lula (PT) aparece com vantagem sobre Jair Bolsonaro (sem partido) em levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre possível segundo turno nas eleições de 2022.

No confronto direto, o petista passou de 40,2% das intenções de voto em junho para 43,3% em julho. Já Bolsonaro caiu de 40% para 38,2%, de acordo com amostragem divulgada nesta quinta-feira (29).

Lula também tem menor rejeição e maior potencial de voto do que Bolsonaro. Enquanto 46,7% responderam que não votariam no petista de jeito nenhum, com o presidente o índice é de 53,3%.

A pesquisa, que é contratada pelo PSL, também testou o nome do apresentador José Luiz Datena. Ele aparece em terceiro lugar, à frente de nomes como Ciro Gomes (PDT), com 6,8%, e João Dória (PSDB), com 3,9%.

O nome do apresentador vem sendo testado pelo partido desde o mês passado, porém em cenários diferentes. Segundo a pesquisa, embora não seja capaz de vencer a eleição, Datena é o que mais se aproxima de Jair Bolsonaro em uma disputa direta, sem Lula. No confronto direto, a pesquisa registrou 38,4% para o presidente contra 35,5% para o apresentador.