Foto: Jorge Magalhães

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avança com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 14, com a aplicação da primeira e da segunda dose das vacinas. A imunização acontece das 8h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde, nos distritos e em 21 Unidades de Saúde da Família.

A primeira dose será aplicada em pessoas maiores de 18 anos (nascidos até 14 de setembro de 2003), gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai, mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana.

É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios. 

Segunda dose – Nas UBS, nos distritos e nas 21 Unidades de Saúde da Familia também irá ocorrer a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford para pessoas que estão no período recomendado.  Para receber a segunda dose é obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Terceira dose – A SMS irá realizar a aplicação da terceira dose, a chamada dose de reforço, em clínicas de Hemodiálise, para pacientes Imunos supressores. Serão duas equipes no processo de imunização, nos turnos da manhã e tarde.