Pendência de ao menos duas décadas, o estudo das espécies de peixes e crustáceos que habitam Pedra do Cavalo finalmente deverá sair do papel. A otimista previsão é do deputado Ângelo Almeida (PSB), que anunciou na sessão especial da Câmara de Feira de Santana para debater o futuro do lago, na manhã de ontem, uma audiência pública sobre a análise dos biomas e posterior cadastro junto ao Governo Federal. O trabalho de pesquisa é fundamental para viabilizar um importante benefício aos que sobrevivem da pesca naquelas águas, o Seguro Defeso. O evento será às 9 horas do dia 14 deste mês na CDL, em Feira de Santana.

Várias entidades estão convidadas a participar do encontro, a exemplo da Bahia Pesca, Embasa, Inema, prefeituras e câmaras municipais dos 12 municípios da área de influência da barragem, entre outros. “Não dá para aceitar que os pescadores que trabalham no entorno continuem sem acessar este direito. Precisamos entender de quem é a responsabilidade de realizar esse estudo e cobrar objetivamente que seja feito. Não existe nem mesmo compensação ambiental por parte de empresas como a Embasa, que explora o lago”, diz o deputado feirense.

CENTRO DE TREINAMENTO PODE TORNAR-SE REALIDADE

Ângelo é autor de uma indicação ao Governo do Estado pedindo a implantação de um Centro de Treinamento de Canoagem e Remo em Pedra do Cavalo. O equipamento faz parte de um projeto visando estimular o lazer e entretenimento na região. O governador Rui Costa é simpático à ideia. Contatos já foram feitos com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira, Jairo Filho, e com a presidência da Sudesb.