Foto: Andrews Pedra Branca

A afronta do transporte irregular de passageiros, em Feira, está sendo combatida pela Prefeitura. No final da tarde de sexta-feira, 15, uma força-tarefa percorreu os principais pontos de embarque e desembarque de usuários do transporte público urbano, situados no Centro da cidade.

Equipes da Guarda Municipal, Secretaria de Transportes e Trânsito e da Superintendência Municipal de Trânsito fiscalizaram os veículos que paravam irregularmente na avenida Senhor dos Passos (pontos da Marisa, do Nordestino e da Carmac) e na Visconde do Rio Branco, próximo à Câmara Municipal.

Os veículos identificados praticando o transporte clandestino de passageiros e cometendo infrações foram autuados por agentes de Trânsito, seguindo as medidas administrativas previstas no Código de Transito Brasileiro.

A ação, segundo o secretário Saulo Figueiredo, visa “manter a ordem e o direito do cidadão ter acesso ao serviço com a anuência do Governo Municipal. O nosso sistema de transporte proporciona segurança ao usuário, uma vez que são fiscalizados e vistoriados regularmente”.

A maior parte dos veículos flagrados pela força-tarefa pertencem à COOTAFALG (Cooperativa de Transportes Alternativos de Passageiros do Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Pirajá e Castelo Branco) que atua com vans e micro-ônibus, na sede e na zona rural, desafiando o poder público. Entretanto, uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, em 2019, vem proibido a gestão municipal apreender vans e micro-ônibus irregularidades.