Foto: Lineia Fernandes

Uma força tarefa está mobilizada para distribuir a merenda escolar nas 209 escolas do município. São mais de 20 veículos, entre carros e caminhões, percorrendo bairros e distritos. Cerca de 50% das unidades de ensino já receberam os itens. O ano letivo de 2022 começou para alunos da rede municipal nesta segunda-feira, 21.

A previsão é que até o final desta semana todas as unidades sejam abastecidas. Escolas Municipais como Maria Antônia Costa, no bairro Santa Mônica; Associação Cristã Feminina, no São João; João Duarte Guimarães, no distrito de Humildes; Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, no Centro; Maria José Dantas Carneiro, no Caseb; Ana Maria Alves, no Feira X e todas as unidades recentemente municipalizadas estão com as despensas cheias.

O lanche para os mais de 53 mil estudantes da rede é diverso e planejado pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta primeira etapa de distribuição, as escolas estão recebendo carne de charque, polpa de fruta, leite em pó, proteína de soja, farinha de milho, mandioca e tapioca, arroz, macarrão, variados tipos de feijão, cereais, achocolatado em pó, açúcar, café e sequilhos. Também estão sendo distribuídos condimentos, como vinagre, tempero pronto, sal e extrato de tomate.

A próxima etapa é a entrega dos produtos da agricultura familiar, que são frutas, legumes, verduras e hortaliças vindos do campo direto para as escolas. Estes itens enriquecem a alimentação escolar e apoiam a produção do homem do campo. A entrega destes alimentos começará ainda nesta semana.

Alguns processos referentes ao planejamento e logística para o ano letivo de 2022 sofreram algum tipo de interferência pela tardia aprovação do orçamento neste início de ano.