Cássio Santana Foto: Jamile Amine/bahia.ba

O governador voltou a atribuir a baixa nota do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) à evasão escolar e partiu para o ataque à oposição: ‘o que vocês não fizeram nós estamos fazendo’, disse, durante entrega de uma policlínica no município de Santa Maria da Vitória.

Para o petista, a Bahia sofre de problemas crônicos de pobreza que ‘os filhos de papai’ não entendem. “Quando menor a renda, maior a evasão escolar”, explicou Rui Costa, que criticou, veladamente, o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto, classificado pelo governador como ‘demagogo’.

Ao se referir a indicadores do ensino básico de Salvador, o governador disse que ACM Neto e aliados não têm moral para fazer críticas à educação estadual. “O cabra que tem dezenas, milhares, de crianças de oito, nove e dez anos que não sabem ler nem escrever quando ele governou durante oito anos e vem falar de analfabetismo”, disse. “Eu posso usar outra expressão que não seja cara de pau? Eu não posso usar outra expressão”, alfinetou.

E disparou: “Não posso ouvir calado gente que nasceu na elite e que nunca pisou os pés em uma escola pública fazer demagogia e esculhambar a escola pública”.