Fotos: Jorge Magalhães

A comemoração do Bicentenário da Independência da Bahia, neste domingo, dia 2 de julho, foi marcado por homenagens à uma das personagens mais importantes deste capítulo da história: Maria Quitéria. Em Feira a programação aconteceu no distrito onde nasceu heroína e por isso leva o nome dela.

A missa na igreja local, presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira, dom Zanoni, abriu a programação. Seguida pelo hasteamento das bandeiras, discursos de autoridades e desfile cívico-militar.

O evento é uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, em parceria com a Prefeitura e o 35º Batalhão de Infantaria.

O 2 de julho também celebra o dia do Bombeiro Brasileiro. Para o capitão Luiz Américo, da Companhia de Bombeiros Militar de Feira de Santana, “é importante destacar a profissão que, inicialmente, foi criada para apagar incêndios e hoje presta diversos outros serviços na intenção de melhorar a qualidade de vida da comunidade”, explica.

No contexto das comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, a Prefeitura de Feira iniciou no distrito o plantio de 200 mudas de árvores em diversos bairros da cidade. Por lá, foram plantadas duas mudas das espécies Sibipiruna e Samambaia. O objetivo é substituir as árvores condenadas e promover a preservação ambiental.