Fotos: Wevilly Monteiro

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância de Controle Epidemiológico, promoveu, na tarde da segunda-feira (23), uma capacitação voltada para o enfrentamento da MPox e os procedimentos de coleta de exames.

A atividade foi destinada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas duas UPAs e nas policlínicas municipais. O treinamento foi ministrado pelas enfermeiras Rafaela Campos e Vânia Freitas, ambas referências técnicas da Viep, que abordaram protocolos clínicos, fluxos de atendimento, acolhimento aos pacientes e critérios para testagem e exames, reforçando a importância da padronização das condutas em toda a rede.

A capacitação contou ainda com a participação do biomédico Antônio Mário, que explicou de forma detalhada a conduta correta para a coleta de exames, esclarecendo dúvidas técnicas dos profissionais. A atividade teve a presença da chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, que destacou a preocupação contínua da gestão municipal em manter os profissionais atualizados e preparados para responder de forma rápida e segura a possíveis ocorrências.